Não, esse não é um artigo de "Eu avisei!". Também não é um churrasco de línguas, apesar de parecer. Este é um artigo de referência para um outro futuro artigo que estará no Balada em breve. Por ora, a idéia é só demonstrar os fatos e determinar que o Nintendo 3DS não está nada bem, além de questionar uma coisa bastante óbvia que falarei a seguir.
Às vezes as pessoas subestimam a análise que fizemos no ano passado. Não foi fácil. Como um amigo me falou: "O Nintendo 3DS tinha tudo pra dar certo. A Nintendo vinha do sucesso do Nintendo DS e Wii, vários jogos de peso foram anunciados para ele, toda a opinião da mídia era positiva e havia grande expectativa por parte dos jogadores. Como você previu isso?".
Mas a verdadeira pergunta é "Por que ninguém mais previu?".
Agora, o site Eurogamer fez uma análise dos primeiros seis meses do portátil. Eles são um site mais focado no mercado europeu e isso é bom, pois lá havia uma peculiaridade, outro sinal positivo, o Nintendo 3DS quebrou vários recordes de pré-venda, os quais não se reverteram em vendas reais.
Todos os jornalistas que experimentaram o portátil durante a Electronic Entertainment Expo, E3, disseram que o 3D sem óculos era algo incrível e que seria o futuro. Várias empresas de peso anunciaram jogos de renome para ele.
Porém, Johnny Minkley, que escreveu o artigo, comentou algo sobre mostrar o portátil para sua mãe e ela ter dito: "O 3D é irritante. Qual o objetivo? E eu não gosto de nenhum desses jogos", depois dizendo que o portátil parecia um retrocesso quando comparado ao Nintendo DS.
Esta simples senhora estava mais sintonizada com o pensamento do mercado de jogos do que todos os jornalistas especializados e todos os frequentadores de fóruns de videogame. Não são eles que deveriam entender do assunto?
Após um lançamento até bom, as vendas caíram um bocado. No Japão, o Nintendo 3DS era o segundo pior portátil de todos os tempos em matéria de vendas, perdendo apenas para o WonderSwan, um aparelho da Bandai exclusivo do Japão.
Satoru Iwata afirmou em Março que esperava que o Nintendo 3DS vendesse mais que o Nintendo DS. Eles esperavam que ele atingisse 4 milhões mundialmente no final de março, sendo que ele apenas atingiu 5 milhões recentemente, após o corte de preço e mais devagar do que o PlayStation Portátil.
No eBay o aparelho era vendido abaixo do preço do mercado, isso porque pessoas compraram o portátil para revender e não encontraram demanda. O site de leilões é um ótimo termômetro para produtos. O Nintendo Wii, por exemplo, era vendido lá por um preço maior do que nas lojas.
O corte de preço, enorme corte, diga-se de passagem, veio em menos de seis meses de lançamento, o que a própria Nintendo reconheceu ser algo sem precedentes em sua história. Para compensar quem comprou antes, ela deu jogos de Nintendo 8 Bits e GameBoy Advance e os chamou de Embaixadores, ou seja, otários.
O lançamento de novas cores e o corte de preço aumentou um pouco as vendas, mas não é algo que irá durar. Terá pernas longas, pois como dito, foi um corte muito expressivo. Foi como empurrar várias pessoas que estavam à beira de um abismo de indecisão ao mesmo tempo.
Porém, ainda há muito mais pessoas afastadas do Nintendo 3DS, um público que ele não conseguirá conquistar. Então uma vez que esse novo grupo que o preço ajudou a alcançar, comprá-lo, as vendas voltarão a cair vertiginosamente.
Ainda no Japão, o aparelho está tendo uma dificuldade imensa para se manter à frente do PlayStation Portátil, que é da geração passada e já estaria morto, se a Nintendo não tivesse abandonado o Nintendo DS. As pessoas estão tendo dúvidas ao escolher entre o Nintendo 3DS e o PSP, imagine quando chegar o novo portátil da Sony, o PS Vita.
Algo que eu mencionei na recente análise do Wii U, dizendo que ele iria falhar como o Nintendo 3DS, era sobre a falta de diferenciação entre o Wii e o Wii U, da mesma forma que ocorre com o Nintendo DS e 3DS, um ponto que os jogadores não entendem que atrapalha.
No Reino Unido, lojas estão colando adesivos para diferenciar as caixas do 3DS, pois clientes estão comprando os jogos do novo portátil pensando que funcionarão no seu Nintendo DS. Estas pessoas não são idiotas, como a indústria quer que você pense.
Essas mesmas pessoas disseram que não tem interesse no efeito 3D. Em uma recente pesquisa, 51% das pessoas disseram que se sentiriam incomodadas se o efeito se tornasse padrão nos videogames. Já havíamos dito isso há muito tempo. Agora a Nintendo está se esforçando em demonstrar que o 3D pode ser desligado e mudar o foco do portátil, como indicam algumas propagandas europeias, mas isso não é mais possível.
Notem que a maioria dos sinais de fracasso estão vindo da Europa. O que eu reparei recentemente é que a Nintendo da Europa já notou que o Nintendo 3DS e o Wii U não vão dar certo. Eles prepararam uma versão mais barata do Wii para permanecer no mercado e expandiu sua linha de jogos, com Xenoblade Chronicles, The Last Story e Pandora's Tower, pois sabe que terá que apertar o cinto depois.
O repórter da Eurogamer encerra sua análise cometendo o mesmo erro que todos cometeram no lançamento do Nintendo 3DS, achando que basta esperar Super Mario 3D Land e Mario Kart 7 serem lançados. Assim como antes as pessoas achavam que bastava lançar The Legend of Zelda: Ocarina of Time, ou no tempo do PSP, esperavam Grand Theft Auto.
Mario 64 e Mario Kart 64 não impediram o Nintendo 64 de perder a liderança pro PlayStation, Mario Sunshine e Mario Kart: Double Dash!! não impediram o GameCube de perder a liderança para o PlayStation 2.
Eu fui em vários fóruns, comunidades e blogs onde o artigo "Por que o Nintendos 3DS vai falhar" foi postado e colhi os comentários feitos, incluindo aqui no blog. Alterei um pouco e misturei para que as pessoas não pudessem ser identificadas, já que a ideia não é realmente caçoar delas, mas sim demonstrar que a imensa maioria (90%) das pessoas que deveriam ser os "especialistas" apontavam na direção errada.
Aposto que neste exato momento a mãe do repórter está dizendo que o Nintendo 3DS vai falhar, mas ele continua escrevendo coisas positivas sobre ele. Por que a mãe de Johnny parece saber mais sobre o mercado de jogos do que um jornalista de jogos e frequentadores de fóruns de videogame? Isso é assunto para o outro artigo.
Fiquem com a lista de respostas, posts e comentários. A minha preferida é "Vai falhar o sistema de tanto vender".
- "Mesma declaração da Outerspace sobre o Nintendo DS: "O portátil errado na hora errada""
- "Nem preciso ler, a Nintendo já fez o nome com o DS, agora vai continuar vendendo"
- "Sei... lá vamos nós de novo..."
- "Acredito que o 3DS terá apelo aos jogadores casuais"
- "Pior coisa que já li nos últimos tempos"
- "A pessoa tem que se informar antes de falar pra não dizer besteira. Nintendo DS e Wii são os maiores sucessos e 3DS será também"
- "O achismo não leva a lugar nenhum. Melhor esperar os fatos"
- "Ah sim! Vai ser um fracasso! Como o Wii e o DS *ironia*"
- "Só achismo e prepotência"
- "O cara cria um artigo desses só pra chamar atenção, deve ser Sonysta"
- "Sou obrigado a ler uma coisas dessas..."
- "A Nintendo voltará a se focar no público hardcore, sem esquecer o casual! É uma fusão perfeita!"
- "O preço está um pouco alto, mas será um sucesso"
- "Argumentos péssimos, o cara é muito mal informado"
- "A Nintendo não abandonou o público casual"
- "O preço é alto, mas os jogos estão ótimos!"
- "Se você é tão bom assim de análise vai ser Presidente da Nintendo"
- "Ri muito do artigo"
- "Ah, claro! Vai falhar sim! Espera sentado *ironia*"
- "Quando o 3DS estourar em vendas vou esfregar esse artigo na sua cara"
- "Em que mundo você vive?"
- "Um dos artigos mais idiotas que já li"
- "Meu Deus, mas quanta bobeira"
- "Tanta bobagem escrita num texto só..."
- "Não vai falhar, disseram o mesmo do Wii"
- "Nem li e já digo que está errado, não vai falhar, só por ser o sucessor do DS"
- "Nunca houve um portátil da Nintendo que falhou"
- "Não vai falhar, tem apoio das third parties"
- "O cara se baseia em teorias universitárias e se esquece da prática. Todos estão apoiando o 3DS, vai ser sucesso"
- "Às vezes me pergunto se liberdade de expressão é uma coisa boa..."
- "Nunca li tanta idiotice na minha vida"
- "O 3DS é a oportunidade perfeita de fundir os públicos hardcore e casual"
- "Nintendo irá dominar todo o mercado, harcore e casual"
- "É tão cheio de achismo que chegar a dar vergonha. Você não entende nada de jogos. Guarde sua opinião pra você"
- "Duvido! No Japão só dá Nintendo!"
- "O cara lê livro de Oceano Azul ou Oceano Vermelho e acha que é tudo exercício de escola"
- "Nem preciso ler o texto pra saber que é um lixo"
- "Nintendo sempre foi e sempre será líder nos portáteis. Agora mais do que nunca"
- "Em pouco mais de seis meses já vai estar passando até o PSP"
- "Confio em Shigeru Miyamoto"
- "Análise prematura, as coisas ainda podem mudar"
- "3DS será um sucesso! É inovador, tem uma biblioteca para hardcore e casuais e ainda conta com as franquias da Nintendo: Zelda, Mario, Pokémon"
- "Não vai falhar de jeito nenhum. Não em vendas"
- "Só falou besteira"
- "Nintendo continuará expandindo o público. Satoru Iwata já disse isso"
- "O único problema é o preço"
- "Se fosse tão ruim não teria apoio de tantas empresas"
- "3DS não é hardcore, vai ter Nintendogs, Mario Kart, Animal Crossing. Vai fundir hardcore com casual"
- "O único incômodo do 3DS é a falta de um segundo analógico, só precisam resolver isso"
- "Quanta besteira, a Nintendo não está abandonando os casuais"
- "Isso é só medo da novidade, depois passa"
- "Ah sim, o senhor excelentíssimo dono do blog "Na Balada do Mario Bros" deve saber mais de mercado do que a Nintendo *ironia*"
- "Tem que ser muito burro pra apostar contra o Nintendo 3DS"
- "Os jogadores casuais serão atraídos pelo 3D sem óculos"
- "Viajou muito pra querer pagar de analista"
- "Já cansei de falar o quanto este artigo está errado. 3DS será o maior lançamento da história dos videogames"
- "A Nintendo não cometeria um erro desses"
- "As pessoas diziam a mesma coisa do Nintendo DS"
- "Não li, não lerei e afirmo que é impossível o 3DS falhar"
- "Só vai falhar em atender toda a demanda gerada"
- "3DS faz tudo que o antecessor fazia e ainda tem 3D. Quem escreveu esse artigo deve estar zuando"
- "o 3DS é disruptivo, venderá muito, assim como o Wii e DS"
- "Falou a Mãe Dináh"
- "Claro que não vai falhar. A Nintendo continua no Oceano Azul"
- "Nintendo domina os portáteis"
- "Vou rir muito quando o 3DS for um sucesso estrondoso"
- "Não consigo entender como existem pessoas que apostam contra o 3DS. A Line-Up inicial é uma das melhores que já vi"
- "Li até a metade e não aguentei de tanta besteira. Em todos meus anos de vida nunca vi tanta aceitação quanto com o 3DS"
- "Volto pra cobrar depois"
- "Vai falhar que nem o Nintendo DS... oh wait *ironia*
- "As mesmas previsões foram feitas contra o Nintendo DS. Não tem como não ser sucesso um aparelho desses"
- "Vai vender muito mesmo sendo caro, como produtos da Apple"
- "Só quem vai falhar é você"
- "Estou muito satisfeito com o que a Nintendo apresentou. Acredito que o portátil será sucesso com o público e ditará tendências"
- "Só a mãe do cara pra falar bem desse texto"
- "Essa teoria toda é muito furada"
- "Besteira, Nintendo não vai abandonar o mercado casual"
- "Isso é choro de Sonysta"
- "O DS fez um nome de força, o 3DS explodirá logo no lançamento"
- "Para de pedir pra sua mãe elogiar o texto"
- "Nem vou ler. Falavam a mesma coisa do Nintendo DS"
- "Vai imprimir dinheiro"
- "HAHAHAHA! Quem escreveu essa baboseira? Claro que o público está doido por 3D sem óculos"
- "Muito fantasioso e cheio de suposições"
- "Um portátil que terá The Legend of Zelda: Ocarina of Time não pode falhar"
- "Só sua família pra dizer que gostou disso"
- "Muita bobagem, não aguentei ler até o fim. 3DS não vai falhar, tem o nome do DS e tem ótimos jogos"
- "O cara é vidente *ironia*"
- "A Nintendo só vai falhar em produzir tanto 3DS. Como o Wii que faltava nas lojas"
- "Você nem deve ter lido A Estratégia do Oceano Azul, ou se leu, não entendeu. Está muito errada essa análise"
- "Como diz que um console que nem foi lançado vai falhar ou não?"
- "Falou bobagem aí, campeão"
- "Li e digo que o 3DS não vai falhar, tem muitos jogos bons"
- "Não pode falhar, porque vai ter jogos como The Legend of Zelda, Resident Evil, Star Fox"
- "Vou lembrar desse artigo quando o 3DS for um sucesso"
- "Discordo. Não há motivo para se pensar que a Nintendo voltou para o público hardcore"
- "Vai falhar trazendo uma tecnologia inovadora? Não mesmo"
- "O cara só quis falar mal de algo que todos falam bem pra ganhar audiência. Depois que o 3DS for um sucesso, ninguém vai mais lembrar dele"
- "Deviam proibir esse cara de escrever, nunca vi tanta besteira"
- "Quase me convenceu"
- "Coisa de Sonysta querendo que o portátil falhe"
- "Viajou legal hein. O 3D é uma evolução natural"
- "Analistas nunca acertam nada"
- "Impossível dar credibilidade pra uma análise dessas. Não vai falhar porque tem The Legend of Zelda: Ocarina of Time"
- "Diziam o mesmo do Nintendo DS e deu no que deu"
- "Vai falhar o sistema de tanto vender"
Postei seu texto no Wii-Brasil, tem algum problema? Enfim, ótimo texto, parabéns.
ResponderExcluirCadê o meu comentário?
ResponderExcluirÉ de se acreditar que se o tempo não passar o presente será eterno, e uma eternidade no mundo dos games deve ser uma grande chatisse! Troquei meu psp por um 3DS, porém, a nostalgia pela nintendo muito me cativa. Uma vez que se tem condições financeiras para novas experiências isso se refletirá nas experiências adquiridas afetando futuras escolhas. O psp não oferece Zelda, mas vai além e é preciso poder ir além...
ResponderExcluirSou viciado em video games, tanto de mesa quanto portateis... Mas o 3D do 3DS é IRRITANTE... Me fez ficar com dor de cabeça, passando mal...
ResponderExcluirLi um comentário acima que é emblemático:"Nunca houve um portátil da Nintendo que falhou",há uma notável desinformação do comentarista,é só lembrar do virtual boy,o maior fracasso da história da nintendo,e pasmem! ele era 3D!!!
ResponderExcluirEu penso que a Nintendo deveria ter lançado o 3ds com jogos de peso...ninguém quer ficar esperando meses por um jogo do Mario...O ultimo console que tive da nintendo foi o gamecube. Esperava pelo menos 2 jogos de aventura do Mario...e só apareceu um que não correspondeu às minhas expectativas...outro problema foi não fazer jogos de aventura do Donkey Kong...acho que é um público alvo da nintendo e um dos publicos responsáveis por seu sucesso no snes, onde havia muitos jogos bons de mario e DK.
ResponderExcluirA nintendo ficou insistindo em jogos de mario party...o que pra mim foi ridículo, além de focarem muito em jogos como mario tennis, mario soccer, mario golf e etc...quando poderia investir em mais jogos com o yoshi, ou até outro do luigi...
Claro que existem muitas franquias que não foram exploradas e o 3ds começou assim...eu mesmo queria comprar mas nenhum dos jogos de lançamento chamaram a minha atenção...por enquanto desisti! Fiquei decepcionado, deveriam ter lançado pelo menos uns 5 jogos de peso.
Sei que a sua intenção não é provocar quem apostou no 3DS, mais isso não me impediu de rir de como eles quebraram a cara. A sim, um otimo texto como sempre o/
ResponderExcluirNo início da geração a Nintendo fez uma revolução, trazendo produtos totalmente inovadores e diferentes, verdadeiras obras-primas. O Nintendo DS antecipou em 5 anos a touch screen, hoje indispensável nos aparelhos portáteis. O DSi trouxe uma loja virtual com vários joguinhos bons e baratos, legítima antecessora das App Stores da vida.
ResponderExcluirPara a nova geração, no entanto, a Nintendo nitidamente não está vindo com a mesma explosão criativa. O 3DS traz uma evolução gráfica com o efeito 3D, mas poucas novidades de peso além disso. Para complicar a situação, o limitado catálogo de jogos não deixou o console mostrar a que veio, impendindo-o assim de firmar uma identidade própria. Passada a euforia inicial com o 3D, a impressão que ficou é de apenas um "DS melhorado", e por isso o 3DS não despertou no consumidor uma necessidade imediata de compra. Na data de lançamento, por exemplo, ainda tinha gente feliz da vida com seus DSi XL novinhos em folha curtindo Pokémon Black & White, sem a mínima necessidade de trocá-los por um novo console.
Embora o 3DS não tenha conseguido causar um impacto inicial, isso não quer dizer que o aparelho em si seja uma droga, muito pelo contrário. O 3DS é um produto de qualidade e vale sim a compra. O efeito 3D convence e contribui com o visual dos jogos, mas obviamente não é algo indispensável e eu espero que a Nintendo expanda o foco para jogos 2D também.
Para explicar por que o 3DS vai fracassar, o autor levanta algumas questões sobre o hardware, se esquecendo que o 3DS não é outro modelo de DS. Por exemplo, o fato da ação ter subido para a tela superior: como o autor mesmo admitiu, no DS foram pouquíssimos os jogos que tiraram pleno proveito das duas telas juntas, então qual o problema? Perdemos alguma coisa?
No caso do Nintendogs, realmente era legal tocar diretamente no bicho, mas dizer que o uso da silhueta "destruiu o contato" é exagero. No máximo é como usar um mouse. E fazendo um paralelo com a mãe do jornalista citado, minha filha de 12 anos jogou Nintendogs+cats e achou "mil vezes melhor" que o anterior. As amigas dela também gostaram. E desse assunto elas entendem muito melhor do que nós, os jornalistas e as senhoras de idade juntos.
Mas a principal razão que o autor atribui para o "fracasso" do 3DS é que ele não apela para o chamado "público expandido". Não que expandir público não seja importante, mas o que adianta ganhar novos clientes e perder os antigos? A realidade do mercado hoje é bem diferente de 5 anos atrás. Hoje o "público expandido" não vai procurar um console portátil para jogar Sudoku ou aprender receitas culinárias. Tudo isso está disponível para eles nas redes sociais e nos seus celulares. O "público expandido" pode até ter achado New Super Mario Bros. bonitinho, mas não jogou o jogo até o final. Na verdade ele não tem nem paciência para isso.
Numa coisa é preciso concordar: o 3DS não deve repetir mesmo os números de vendas do antecessor. E nem poderia, pois como dito anteriormente, o DS representou uma inovação muito maior na sua época. Mas será que isso é sinônimo de "fracasso" afinal? Será mesmo que o console já era? Será que a Nintendo vai falir por causa disso? Vamos com calma, gente! Mesmo não sendo nenhuma revolução, é claro que o 3DS tem plenas condições de fazer um papel decente. A única coisa que falta pra isso - ironicamente - são jogos.
Problema se o mercado não gosta, se tá ruim e etc. Eu tenho um 3DS e acho ele simplesmente genial! Parece mágica o 3D, vc olha pra tela e parece que tem algo atrás dela, e isso tudo sem óculos! O 3D não é ruim e sim muito bom. Não me importo com mercado e etc, video-game é pra vc se divertir, eu me divirto com ele. O importante é o que VC pensa, se vc gosta e irá se divertir, pra quê ligar para imprensa, para os especialistas se eles não vão dizer o quê vc sente. ELE pode achar ruim, mas isso não quer dizer nada que vc também tenha que achar.....
ResponderExcluirOtimo blog.
ResponderExcluirO mundo dos games sempre dividiu muitas opiniões e agora com o 3D não é diferente. De toda forma, quem se prejudica com as baixas vendas não é só a Nintendo, mas também o consumidor, que não vai ter um produto adquirido completamente explorado por outras produtoras de jogos (ou talvez a própria Nintendo). Será muito triste em um futuro próximo dizer que o 3DS foi uma fracasso, assim como muitos dizem do Game Cube (o que eu acho lamentável).
Força 3DS \o/